Que tal levar a Festa Junina para a sala de aula e ensinar matemática de uma forma prática e divertida?
Nesta atividade, seus alunos vão calcular valores e trocos, simulando compras em barracas típicas. Essa é uma oportunidade para trabalhar o Sistema Monetário Brasileiro, além de incentivar o raciocínio lógico e a resolução de problemas do dia a dia.
💡Habilidades da BNCC
As atividades contemplam as seguintes habilidades da BNCC:
(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.
(EF02MA20) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.
📌Materiais Necessários:
- Cédulas e moedas fictícias (impressas ou feitas de papel/cartolina).
- Folha 1 com a tabela de preços de produtos juninos.
- Folha 2 com os problemas para os alunos resolverem.
✅Passo a Passo:
Divida os alunos em duplas ou pequenos grupos. Cada grupo receberá uma quantidade fictícia de dinheiro. O desafio será resolver o problema da folha 2 com o dinheiro fictício.
Incentive-os a explicar como chegaram aos resultados.
Após a atividade, socialize as respostas no coletivo.
Com essa atividade, seus alunos aprenderão matemática de forma prática, conectando os conceitos ao cotidiano e à cultura brasileira. A Festa Junina, além de ser um tema encantador, torna o aprendizado mais significativo e divertido!
Para baixar as atividades, clique aqui.
💓Gostou dessa ideia? Compartilhe nos comentários como você trabalha a matemática em sala de aula! 🎉
#festajuninaproblemas
#festajuninamatemática