VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas com atividades, planos de aula e planejamentos indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

terça-feira, 1 de junho de 2021

Festa Junina - Sequência didática: Texto de Instrução - Receita

As festas juninas são uma ótima oportunidade para trabalhar com diferentes gêneros textuais de forma contextualizada e divertida. Entre as várias opções, o texto de instrução se destaca como um recurso prático e significativo, pois conecta a teoria à prática.

Nesta sequência didática, vamos explorar o gênero "receita" com atividades que envolvem leitura e compreensão, além de incentivar habilidades culinárias e culturais.

💡Habilidades BNCC relacionadas ao trabalho com a receita

Língua Portuguesa

EF15LP02 - Identificar as características dos gêneros textuais presentes no cotidiano, como receitas, listas e bilhetes, e compreender sua finalidade.

EF15LP09 - Localizar informações explícitas em textos instrucionais, como listas e receitas.

EF15LP12 - Reconhecer a estrutura e as partes de um texto instrucional: título, lista de ingredientes e modo de preparo.

EF35LP14- Identificar e utilizar elementos textuais e gráficos (listas, marcadores, números) que organizam e facilitam a leitura de textos instrucionais.


🍪Sequência Didática - Receita

1º momento:

Verificar os conhecimentos prévios dos alunos:
-Quem cozinha na sua casa?
-Você já cozinhou?
-Sua mãe usa receitas para cozinhar?

Combinar com os alunos de trazerem uma receita de casa no dia seguinte.


2º momento

Socialização das receitas, com a leitura da receita pelo aluno e a observação das receitas dos colegas.
Questão levantada pela professora: "O que tem em uma receita?"
Registro das hipóteses.


3º momento

A professora traz a receita escrita em um cartaz.
Leitura do texto pelos alunos.
A professora pergunta aos alunos:
- Que tipo de texto é este?
- Para que serve este texto?

A professora combina de preparar a receita com os alunos no dia seguinte.
Pergunta: "O que vamos precisar trazer para fazer a receita amanhã?"
Registro do que cada um vai trazer.


4º momento

Neste dia fazer a leitura dos ingredientes para saber se temos todos eles. Em seguida ler a receita para prepará-la.
As crianças participam da preparação da receita e depois de pronta todos vão saborear o bolo.


5º momento

Para verificação das hipóteses levantadas:
A professora pergunta aos alunos:
- Quais são as partes de uma receita?
- Na receita que vocês trouxeram de casa tinham essas partes?
- Por que é importante ter em uma receita os ingredientes e o modo de fazer?
 - Será que todas as receitas têm essas partes?


6º momento

Trazer livros de receitas para observação  e verificação das estruturas de receitas diversas.



#receitafestajunina
#sequenciadidaticafestajunina
#sequenciafestajunina


Seguidores