(EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira.
(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afrobrasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.
💻Assista ao vídeo com a Lenda do Tambor
Para complementar o trabalho, você pode colocar o vídeo da lenda para os alunos assistirem.
Clique aqui para acessar o vídeo no Youtube aqui.
📌Sugestões para trabalhar o texto
Aqui estão algumas sugestões de como trabalhar o texto da lenda do tambor com os alunos:
- Leitura compartilhada: Comece lendo o texto da lenda do tambor em voz alta para as crianças. Pode ser interessante dramatizar a leitura, utilizando diferentes entonações de voz e gestos para prender a atenção dos pequenos.
- Exploração do texto: Após a leitura, promova uma conversa com as crianças para verificar se elas entenderam a história. Faça perguntas sobre os personagens, o enredo e o desfecho da lenda.
- Atividade de interpretação: Peça às crianças que respondam as perguntas sobre o texto na folha.
-Roda de conversa: Promova uma discussão em grupo sobre os ensinamentos da lenda do tambor. Pergunte às crianças o que elas aprenderam com a história e como podem aplicar esses ensinamentos em suas vidas.
- Atividade prática: Proponha uma atividade prática, como a confecção de tambores com materiais recicláveis, para que as crianças possam vivenciar de forma lúdica e criativa a história que acabaram de conhecer.