VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas com atividades, planos de aula e planejamentos indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Crachás de Mesa Divertida Mente

Que tal utilizar crachás de mesa inspirados no filme Divertida Mente? 

Neste post, vamos compartilhar dois tipos de crachás, com espaço para o nome, o alfabeto e números até 20. 

Os crachás têm um papel importante na identificação e na socialização dos alunos. Além disso, quando criamos crachás que incluem o nome, o alfabeto e os números, estamos oferecendo uma maneira prática para que os estudantes se familiarizem com esses conceitos básicos. 

Isso pode ser especialmente útil para as crianças mais novas, que estão desenvolvendo suas habilidades de leitura e matemática.


Materiais Necessários:

- Folhas em branco para imprimir.

- Canetas coloridas, lápis de cor (no caso da pintura)

- Tesoura e cola

- Plástico adesivo (opcional) para durabilidade.














💓Esperamos que essas ideias inspirem suas próximas aulas. Não esqueça de compartilhar o que achou dos crachás!






10 Dinâmicas para o início das aulas

Vamos nos preparar para receber as crianças na escola? Disponibilizamos algumas sugestões de dinâmicas de grupo para os primeiros dias de aula.

A dinâmica de grupo é  muito útil nos primeiros dias de aula, pois permite que os alunos se conheçam melhor, criem laços de amizade e desenvolvam habilidades sociais importantes.

 Além disso, é uma ótima forma de integrar os alunos que estão chegando novos à escola, fazendo com que se sintam acolhidos.


1. Dinâmica: A Teia da Amizade

Objetivo: Promover a integração e fortalecer os laços iniciais entre os colegas.
Material: Um novelo de lã ou barbante.

Procedimentos:
Forme um círculo com as crianças.
O professor segura o novelo e diz seu nome e algo que gosta (ex.: “Meu nome é Ana, e eu gosto de brincar no parque”).
Depois, jogue o novelo para outra criança, segurando a ponta do barbante.
A criança que recebe o novelo repete o processo.
Ao final, a turma terá formada uma teia que simboliza a união do grupo.


2. Dinâmica:  O Baú das Histórias

Objetivo: Estimular a criatividade, promover a interação e permitir que as crianças compartilhem algo sobre si mesmas.
Material: Um baú ou caixa decorada, pequenos objetos variados (como brinquedos, miniaturas, figuras) e um tapete ou espaço central.

Procedimentos:
Coloque o baú no centro da sala e explique que ele está cheio de objetos mágicos que ajudam a contar histórias.
Cada criança, por sua vez, escolhe um objeto do baú sem olhar e usa sua imaginação para contar uma história curta sobre o objeto. Pode ser algo inventado ou relacionado a uma experiência pessoal.
Exemplo: Se tirar um carrinho, pode dizer: "Esse carrinho me lembra quando viajei com minha família para a praia."
As outras crianças podem fazer perguntas ou comentar sobre a história compartilhada.
Continue até que todas as crianças tenham participado.
Finalize reforçando como cada história é especial e como juntos formam uma turma única.



3. Dinâmica: Quem Sou Eu?

Objetivo: Conhecer os colegas de forma divertida e criativa.
Material: Cartões ou papéis e fita adesiva.

Procedimentos:
Escreva o nome de um animal ou personagem famoso em cada cartão.
Cole um cartão nas costas de cada criança sem que ela veja.
As crianças circulam pela sala e fazem perguntas aos colegas para adivinhar o que está escrito no cartão (ex.: "Eu sou grande?", "Eu vivo na água?").
4. Os colegas só podem responder com "sim" ou "não".
5. Quando uma criança adivinhar quem ou o que ela é, pode retirar o cartão e ajudar os outros colegas a descobrirem os seus.
6. No final, todos se reúnem para compartilhar o que descobriram e como foi a experiência.


4. Balão dos sonhos

Objetivo:  
Integrar o grupo.
Material: Bexigas coloridas, pedaços de papéis

Procedimentos: 
Entregar um balão colorido e um pedaço de papel para cada pessoa. Pedir para que anotem seu maior desejo para este ano e como pretendem realizá-lo. Colocar o papel dentro do balão, encher e amarrar. Fazer um círculo e, dois a dois, conversar sobre este sonho. Depois, ao som de uma música, soltar os balões para o alto, de modo que todos se envolvam na brincadeira. O animador vai motivando o grupo para não deixar cair ou perder nenhum dos sonhos; que o ar leve estas intenções para cima, para o mundo, e que sejam para melhorá-lo. Finalizar com um abraço, desejando boas vindas ao colega de turma.


5.Construção de um painel

Objetivo: Levantar as expectativas dos alunos em relação ao ano letivo;
Material: Painel fixado na parede

Procedimentos:
Fixar na parede da sala um painel com uma paisagem de fundo. No mesmo deve estar escrito: Sejam bem-vindos!
A proposta é construir o painel com o grupo.
O importante é que os alunos expressem seus sentimentos e desejos. Com tudo pronto oportunizar um momento agradável onde cada um prenderá o que construiu no painel de boas-vindas interativo, apresentando-se à turma.


6. Que música você é

Objetivo: Propiciar a apresentação dos alunos de forma descontraída.

Procedimentos:
Solicitar aos alunos que escolham dentre as músicas que conhecem e gostam um trecho que, de alguma forma, o represente.
Cada um deve cantar o trecho escolhido para a turma.
Perguntar sobre a música, quem é o cantor(a), qual gênero musical, por que foi escolhida, se alguém não gosta, etc.
A regra é não repetir as músicas já apresentadas e respeitar as preferências dos colegas.


7.Árvore das férias

Objetivo: Compartilhar experiências com a turma.
Material: Uma árvore de papel e "folhas de árvore"

Procedimentos:
turma deverá criar uma árvore onde o professor coloca perguntas relacionadas às férias: como foi? Com quem foi? Para onde foi? O que mais gostou? O que não gostou? Ou pede para os alunos descreverem uma atividade relevante ou um momento desafiador etc. O professor pode ser bastante abrangente de acordo com seus alunos e turma.
Cada criança receberá uma “folha da árvore” para escrever ou desenhar o que quiser. Depois, essa folha deve ser fixada na árvore para, em determinado momento, alunos e professor compartilharem esse material.


8. Dinâmica: A Mala dos Sonhos

Objetivo: Permitir que as crianças compartilhem suas expectativas e experiências de forma criativa.
Material: Uma mala ou caixa decorada, papéis, lápis de cor e canetinhas.

Procedimentos:
Apresente uma mala ou caixa para a turma e explique que ela será usada para guardar os "sonhos" e expectativas de todos para o ano letivo.
Distribua papéis e peças que cada criança desenhe ou escreva algo que gostaria de aprender ou realizar durante o ano.
Após terminarem, cada criança deposita seu papel na mala e, se quiser, compartilha com os colegas o que colocou.
No final do ano, a mala pode ser aberta para relembrar e avaliar as conquistas.


9. Dinâmica: Jogo das Semelhanças

Objetivo: identificar interesses em comum e criar um senso de grupo.
Material: Cartões com perguntas simples ou categorias (ex.: "Cor favorita", "Brincadeira preferida", "Comida que gosta").

Procedimentos:

Divida a turma em pequenos grupos.
Dê um cartão com uma pergunta ou categoria para cada grupo.
As crianças conversam entre si para descobrir algo em comum relacionado ao tema do cartão (ex.: todos gostam de pizza ou todos gostam de brincar de pega-pega).
Depois de um tempo, cada grupo apresenta para a turma o que descobriu em comum entre seus membros.


10. Dinâmica: Construindo Nosso Acordo de Convivência

Objetivo: Estabelecer as regras da sala de aula de forma participativa e colaborativa.
Material: Cartolina, marcadores e adesivos.

Procedimentos:

Reúna a turma e pergunte: "O que podemos fazer para que nossa sala seja um lugar feliz e organizado?"
Anote as sugestões das crianças em uma cartolina.
Discuta com elas as ideias, ajustando-as para criar regras simples e claras.
Decore a cartolina com adesivos e desenhos feitos pelas crianças.
Fixe o acordo em um lugar visível na sala como um lembrete para todos.
Essas dinâmicas são interativas e ajudam as crianças a se sentirem acolhidas e parte integrante do grupo.


#dinâmicas
#dinâmicasalunos
#dinâmicascrianças

Seguidores