VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas com atividades, planos de aula e planejamentos indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

sábado, 26 de agosto de 2023

Atividade de Matemática de acordo com a BNCC

Há muitas intervenções possíveis para auxiliar os alunos a avançar ou rever suas formas de representar os números.

Uma delas é o confronto entre os diversos registros. A atividade disponibilizada abaixo permite a todos analisarem semelhanças e diferenças entre elas, refletindo sobre estes registros.

É necessário depois que os alunos terminarem a atividade, sempre fazer os registros no coletivo, levando-os a  confrontarem suas hipóteses.


Habilidades trabalhadas da BNCC

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito. 

(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.


Como trabalhar a atividade?

1. Comece escolhendo um número para a atividade, por exemplo, o número 24.

2. Representação com material dourado:
   - Peça para a criança pintar o número 24 no material dourado. 
   
3. Decomposição e composição:
   - Peça para a criança decompor o número 24 por exemplo 24 = 20 + 4 . Em seguida, peça para a criança compor o número 24 = duas dezenas e 4 unidades.
   
4. Subtração e adição:
   - Explore a subtração e adição do número 24. Peça para a criança realizar operações simples, como 24 = 34 - 10, 24 = 10 + 14, etc. 
   
5. Na reta numérica:
    Em seguida, peça para a criança escrever os números menores e maiores que 24 na reta numérica.

6. Ao final da atividade, estimule a criança a compartilhar as suas representações do número 24 criadas. Incentive a comunicação entre a turma.

Essa atividade proporcionará à criança uma abordagem prática e visual para explorar conceitos matemáticos relacionados ao número escolhido, promovendo o aprendizado de forma dinâmica e significativa.



#matemática  
#bncc  
#bnccmatemática  
#atividadesdiversificadas







👉Conheça as nossas Apostilas de Matemática de 1º ao 5º ano.

Veja abaixo as amostras. Para  adquirir o material entre em contato conosco pelo Whatsapp  11 97574-9228






Seguidores