Textos curtos são textos como parlendas, cantigas e trava-línguas, que as crianças conhecem e já sabem de cor.
Estes textos permitem que a criança estabeleça correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional.As atividades com textos curtos permitem que as crianças leiam antes de saber ler convencionalmente. Desenvolvem habilidades que se referem à aquisição do código linguístico.
Com estes textos você pode trabalhar de diversas formas:
- Leia ou cante o texto com os alunos.
- Peça que os alunos repitam o texto em coro, marcando o ritmo com palmas ou batidas leves.
- Varie a entonação e a velocidade, tornando a atividade divertida.
- Pedir para que o aluno encontre palavras no texto sem saber ler ainda;
- Preencher com as palavras que estão faltando;
- Colocar o texto na ordem certa (palavras ou versos);
- Escrever o texto em duplas.
- Preencher com as palavras que estão faltando;
- Colocar o texto na ordem certa (palavras ou versos);
- Escrever o texto em duplas.