1º momento:
Verificar os
conhecimentos prévios dos alunos:
-Quem cozinha na sua casa?
-Você já cozinhou?
-Sua mãe usa receitas para cozinhar?
Combinar com
os alunos de trazerem uma receita de casa no dia seguinte.
2º momento
Socialização
das receitas, com a leitura da receita pelo aluno e a observação das receitas
dos colegas.
Questão
levantada pela professora: "O que tem em uma receita?"
Registro das
hipóteses.
3º momento:
A professora
traz a receita escrita em um cartaz.
Leitura do
texto pelos alunos.
A professora
pergunta aos alunos:
- Que tipo de texto é este?
-Para que serve este texto?
A professora
combina de preparar a receita com os alunos no dia seguinte.
Pergunta: "O que vamos precisar trazer para fazer
a receita amanhã?"
Registro do
que cada um vai trazer.
4º momento:
Neste dia
fazer a leitura dos ingredientes para saber se temos todos eles.
Em seguida ler a receita para prepará-la.
As crianças
participam da preparação da receita e depois de pronta todos vão saborear o bolo.
5º momento:
Para
verificação das hipóteses levantadas:
A professora
pergunta aos alunos:
Quais são as partes de uma receita?
Na receita que vocês trouxeram de casa
tinham essas partes?
Por que é importante ter em uma
receita os ingredientes e o modo de fazer?
Será que todas as receitas têm essas
partes?
6º momento:
Trazer livros de receitas para observação e verificação das estruturas de
receitas diversas.