VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas com atividades, planos de aula e planejamentos indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Atividades de Alfabetização: Sílabas do B

O Carnaval está chegando, e nada melhor do que aproveitar essa festa cultural para enriquecer o aprendizado das crianças. 

Neste post, trazemos atividades de alfabetização baseadas na icônica marchinha de Carnaval "Mamãe, eu quero"!


💡 Habilidades da BNCC

As habilidades da BNCC que serão trabalhadas com estas atividades são:

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF1LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e tema/assunto do texto e relacionando sua forma á sua finalidade.


💡 Como trabalhar?

  • Inicie cantando a marchinha com a turma para criar um ambiente alegre e descontraído.
  • Peça que sigam com o dedo a letra.
  • Peça para os alunos procurarem e pintarem algumas palavras do texto.
  • Proponha as atividades impressas disponíveis neste post e acompanhe o desenvolvimento de cada criança.

📂 Baixe agora e prepare uma aula inesquecível!

Clique abaixo para baixar gratuitamente as atividades e leve a magia do Carnaval para a sua sala de aula!

👉 Baixar Atividades clique aqui


🎶 Alfabetizar com música e cultura faz toda a diferença!


#alfabetizaçãocarnaval

#alfabetizaçãmarchinhacarnaval

#alfabetizaçãoatividade




sábado, 12 de fevereiro de 2022

Arte: Trabalhando com autorretratos

Um autorretrato é um retrato, uma imagem, que o artista se faz de si mesmo. Muito usado na pintura, o autorretrato nem sempre representa a imagem real da pessoa, mas sim como o artista se vê.

Os objetivos da atividade segundo a BNCC são:

(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

 (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade 

 (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais. 

Procedimentos para a realização da atividade:

No primeiro momento os alunos irão observar as obras para responder a seguinte questão: "O que estas obras têm em comum?"

Quando todos perceberem que as obras são imagens que o artista faz de si mesmo, pergunte como cada artista representou a si mesmo: cores, traços, tipo de material usado...

Por último, os alunos vão fazer o seu autorretrato com os materiais que quiserem. Deixar materiais diversos para que eles tenham autonomia ao escolher aqueles que forem utilizar.

O professor, com a participação dos alunos, vai construir uma uma exposição dos autorretratos produzidos.

Download da atividade 

Para baixar em PDF clique no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1rM07TC3viItlRDTySmAN3m0EoUCwkhAS/view?usp=sharing

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

ATIVIDADE COM NOMES

O nome próprio é um modelo estável de escrita. Ele tem valor real porque se refere a uma identidade. 

É uma palavra que se refere a um indivíduo específico e único, e é valorizado como parte da identidade e da história pessoal de uma pessoa.

Além disso, o  trabalho com nomes informa às crianças sobre as letras, a quantidade, a posição e a ordem delas, permite o contato com diferentes sílabas e diferentes tamanhos de palavras, além de favorecer a aquisição da base alfabética.

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Atividades com música do alfabeto

As atividades com o alfabeto devem acontecer apenas enquanto houver alunos que não reconhecem as letras. Depois disso, elas perdem a função.

Abaixo seguem algumas atividades com a música "ABC" e para conhecer a melodia acesse o link:

https://youtu.be/JNA4-mjSf00

Para baixar a música e as atividades em PDF clique no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1ZCckjqPxFF6JpMcBs3YtiPJZtK1ohjf4/view?usp=sharing



quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Avaliação Diagnóstica de Matemática - 1º ao 5º ano

A sondagem de Matemática serve para verificar os conhecimentos que os alunos tem a respeito da escrita de números e da interpretação e resolução de problemas.

A Avaliação Diagnóstica de Matemática, disponibilizada
 abaixo, serve para 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Para os alunos de 4º e 5º anos, você poderá alterar os números para valores maiores.


Como aplicar:

1- Entregue aos alunos a folha e faça o ditado de números a seguir:

200 – 40 – 2.029 – 63 – 1238 – 307 – 583– 3.000


2- Entregue aos alunos a folha das situações-problemas e peça para eles resolverem do jeito que sabem: poder ser com desenhos, risquinhos, continhas, etc.



#avaliaçãodiagnóstica

#avaliaçãodiagnósticadematemática





👉 Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa de 2º ano:

Baixe grátis a Avaliação Diagnóstica aqui.




👉 Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa de 3º,4º e 5º ano:

Baixe grátis a Avaliação Diagnóstica aqui.


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Músicas para alfabetizar e contar

A música é, cada vez mais, considerada uma excelente ferramenta de ação pedagógica para ajudar na construção do conhecimento das crianças. 

Hoje trouxemos 5 músicas para você deixar as suas aulas mais dinâmicas e criativas.

Para baixar todas as letras das músicas em PDF acesse aqui.

 














Para acompanhar as músicas acesse os links do Youtube:


✅ Música "O sapo não lava o pé" com as vogais: 

https://youtu.be/91vsIBbS74I


 Música das famílias silábicas:

https://youtu.be/TLbnNVOzIeo


✅ Música "O sapo Não lava o pé" - Vogais

https://youtu.be/0JkSpPZJDkE?si=BbfcaUZUTW-4p-Ab


✅ Música do "ABC" da Galinha Pintadinha:

https://youtu.be/JNA4-mjSf00


✅ Música "5 patinhos":

https://youtu.be/1zlTwy7iYZc


✅ Música "Mariana conta":

https://youtu.be/c4PFecQPX98


🎵🎶Experimente e veja como a música pode transformar as suas aulas! Deixe aqui o seu comentário! Ficaremos felizes em recebê-lo!


#músicasalfabetização

#músicascontagem

#músicasnúmeros

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa 3º, 4º e 5º anos

As atividades diagnósticas permitem ao professor identificar pontos fortes e desafios individuais ou da turma. É importante registrar os resultados e utilizá-los para planejar intervenções pedagógicas, sempre respeitando o ritmo e o nível de cada aluno.


Como deve ser a Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa:

Para os anos de 3º, 4º e 5º anos a Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa no início do ano deve apresentar um texto para leitura e interpretação e uma produção de texto. 

Para que este levantamento da aprendizagem da turma seja bem aproveitado posteriormente, é preciso que os alunos realizem a avaliação sozinhos, sem a intervenção do professor.

Dependendo da proposta curricular da escola, o professor poderá optar pela letra em bastão ou pela letra de imprensa na avaliação. 


Abaixo seguem as duas formas como opções.



segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa - 2º ano

Realizar atividades diagnósticas no início do ano é fundamental para conhecer o nível de conhecimento dos alunos e planejar aulas que atendam às necessidades da turma. 

Pensando nisso, preparamos uma sugestões de atividade diagnóstica de Língua Portuguesa voltadas para o 2º ano do Ensino Fundamental. Essas atividades são gratuitas e fáceis de aplicar, com foco em habilidades de leitura e escrita.


domingo, 30 de janeiro de 2022

Trabalhando as Palavras Mágicas

A música "Palavrinhas Mágicas", conhecida por ensinar valores como educação, respeito e empatia, é uma excelente ferramenta para trabalhar as palavras mágicas com seus alunos: por favor, obrigado, desculpa, com licença

Essas palavras são essenciais para a convivência em grupo e podem ser introduzidas de forma lúdica e envolvente.

Hoje trazemos as atividades gratuitas que utilizam essa música como ponto de partida para ensinar as palavras mágicas e reforçar comportamentos positivos na sala de aula.


Ouça a música

A música "Palavrinhas Mágicas" de Eliana está disponível no Youtube.  Acesse aqui para ouvir::

https://youtu.be/l0j7H6KCY7k


Como trabalhar a música:

  • Reproduza a música "Palavrinhas Mágicas" para a turma.
  • Após ouvir a música, faça uma roda de conversa e pergunte:
    • Quais palavras mágicas vocês ouviram?
    • Em quais momentos usamos essas palavras no dia a dia?
    • Como nos sentimos quando alguém nos trata com gentileza?
  • Peça para os alunos tentarem acompanharem a música seguindo o texto na folha.
  • No coletivo, leia em voz alta as atividades da folha e faça junto com os alunos.


Sugestão para praticar o uso das palavras mágicas:

-Escreva situações do dia a dia em cartões (ex.: pedir ajuda, derrubar algo sem querer, pedir para passar pela fila).

-Os alunos, em duplas ou trios, sorteiam um cartão e encenam a situação, utilizando as palavras mágicas apropriadas.

-Após a encenação, peça que os colegas identifiquem quais palavras mágicas foram usadas e por quê.



#atividadespalavrasmágicas
#atividadesregrasdeconvivência




sábado, 29 de janeiro de 2022

Atividades de alfabetização com nomes de materiais escolares

Explorar as palavras do universo escolar é uma estratégia valiosa para o processo de alfabetização. 

As palavras estáveis, como os nomes dos alunos ou nomes de objetos conhecidos, são utilizadas para as descobertas e construções das letras e suas associações. Dessa forma, as crianças se sentem mais seguras para tentar escrever, por exemplo, o nome dos materiais escolares, uma vez que essas são palavras significativas para elas.

Hoje, trazemos algumas atividades gratuitas com nomes de materiais escolares, que são ideais para trabalhar o reconhecimento das letras, a formação de palavras e a escrita espontânea. Essas palavras têm um grande apelo, pois fazem parte do cotidiano dos alunos e permitem que eles se sintam mais confiantes em suas tentativas de escrita.



Clique no link para salvar o PDF das atividades: 

https://drive.google.com/file/d/1yekEjIOJb7sMTRQPcdLc1hGFk6Cs5UuZ/view?usp=sharing



Incorporar palavras significativas, como os nomes dos materiais escolares, é uma maneira eficaz de estimular a alfabetização de forma natural e divertida. Com essas atividades gratuitas, seus alunos poderão aprender brincando, associando letras e sons, e construindo seu repertório de escrita e leitura com segurança.

👉💕Implemente essas ideias na sua sala de aula e veja o progresso das crianças na alfabetização!


#atividadesalfabetização

#atividadesnomesdemateriaisescolares




Seguidores