VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas com atividades, planos de aula e planejamentos indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

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domingo, 1 de abril de 2018

ABRIL, MÊS DO LIVRO INFANTIL

O mês do livro é uma excelente oportunidade para cultivar o hábito da leitura entre seus alunos! Desenvolver o gosto por ler é um processo que se constrói diariamente, e o ambiente escolar tem um papel fundamental nesse aprendizado.


Dicas para Incentivar a Leitura:

1️⃣ Leia para os alunos todos os dias: Reserve um momento especial para compartilhar histórias cativantes. O ato de ouvir leituras feitas por um adulto desperta o interesse das crianças e ajuda a desenvolver a imaginação.

2️⃣ Promova a leitura livre: Dedique um tempo na rotina escolar para que as crianças escolham e explorem livros por conta própria. Esse momento incentiva a autonomia e fortalece o vínculo com os livros.

3️⃣ Empreste livros para casa: Monte um sistema de empréstimos simples para que os alunos possam levar histórias para compartilhar com suas famílias. Isso reforça a leitura como uma atividade prazerosa também fora da escola.


Ensine seus alunos a usarem marcadores de página

Você já pensou em como ensinar algo simples pode ser transformador? Explique aos alunos a importância de marcar a página onde pararam:
"Imagine fechar um livro e não lembrar da página ao abri-lo novamente!"

Além de ensinar a utilidade, incentive-os a criarem seus próprios marcadores com desenhos, colagens ou materiais recicláveis. Transforme isso em uma atividade criativa e divertida!



Com essas iniciativas, seus alunos terão mais motivos para mergulhar no mundo mágico da leitura! 🌟

E você, como planeja celebrar o mês do livro em sua sala de aula? Compartilhe nos comentários! 👇




MARCADORES DE PÁGINA PARA BAIXAR:



































#atividadesdiadolivro
#marcadoresdepágina
#atividadeleituradelivros


domingo, 21 de janeiro de 2018

Tags para lembrancinhas de boas-vindas

É muito importante pensar em formas alternativas de acolhimentos aos alunos nos primeiros dias de aula.  
Receber as crianças com um abraço caloroso, cumprimentos e palavras de carinho, auxiliarão na vinculação afetiva dos mesmos. 
Preparar um cartão ou uma simples lembrancinha também ajuda para que as crianças se sintam acolhidas pelo professor e/ou escola.


Disponibilizamos tags com lindas corujinhas para você baixar gratuitamente. Estas etiquetas são para vir junto com uma guloseima ou lembrancinha.



Como baixar grátis as tags?

👉Como salvar no computador:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá uma nova janela. Clique com o botão direito do mouse e "Salvar imagem como".

👉Como salvar no celular:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá a imagem. Em cima da tela no lado direito clique nos 3 pontinhos e clique na setinha para baixo.


#tagboas-vindas

#tagboasvindas

#tagsbem-vindos

#tagbemvindos






















































sábado, 16 de setembro de 2017

ATIVIDADE - DIA DAS CRIANÇAS

A música "Criança Não Trabalha" da dupla Palavra Cantada é uma ferramenta poderosa para abordar o tema do trabalho infantil de maneira lúdica e educativa. 

Utilizar essa canção em sala de aula pode ajudar os alunos a entenderem a importância dos direitos das crianças e a gravidade do trabalho infantil. 

A seguir, apresentamos uma atividade para trabalhar essa música com os alunos.



Acesse a música no Youtube aqui.

Acompanhe a letra:

Lápis, caderno, chiclete, peão Sol, bicicleta, skate, calção Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão Bola, pelúcia, merenda, crayon Banho de rio, banho de mar, pula sela, bombom Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão Giz, merthiolate, band aid, sabão Tenis, cadarço, almofada, colchão Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão Criança não trabalha Criança dá trabalho Criança não trabalha



Como trabalhar a atividade?

Comece a atividade tocando a música "Criança Não Trabalha" para a turma. Peça aos alunos que prestem atenção à letra e às mensagens que ela transmite.

Após ouvirem a música, inicie uma discussão. Pergunte aos alunos o que entenderam da letra e quais são as principais mensagens da canção. Questões como "Por que a música diz que criança não trabalha?" e "O que uma criança deve fazer ao invés de trabalhar?" podem guiar a conversa.

Distribua as cópias da letra da música para os alunos e leia em conjunto. Depois, peça para que sublinhem ou destaquem palavras e frases importantes.

Por último peça que eles respondam a pergunta da atividade e socialize as respostas.


#atividadediadascrianças



sábado, 25 de fevereiro de 2017

Fases da escrita da criança

 De acordo com a teoria exposta em Psicogênese da Língua Escrita, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada:






sexta-feira, 22 de julho de 2016

Folclore - Plano de aula de Alfabetização

Hoje trouxemos um Plano de Aula para classes de alfabetização com adivinhas, que tornam as aulas bem divertidas para os alunos.



Tema: Adivinhas 

Objetivos:

-Resgatar os valores culturais.
-Despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita.
-Proporcionar aos alunos o conhecimento da riqueza cultural do folclore.
-Desenvolver a linguagem oral e escrita, como também a criatividade.

Conteúdo:

- Livro: "O meu livro de adivinhas" ou pode ser utilizado outro livro de adivinhas

Desenvolvimento:

- A professora perguntará o que são adivinhas para a turma. Após ouvir as respostas explicar que adivinhas são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensarem e se divertirem. São criadas por indivíduos de diferentes localidades e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.
- Apresentação e comentários do  livro.
- Enquanto a professora for lendo o livro, as crianças terão que adivinhar as respostas de cada adivinha.
- Após o trabalho com o livro, explicar a atividade da folha (veja abaixo).
- Socializar as respostas na lousa, depois que as crianças terminarem a atividade.

Avaliação: 

Registro contínuo das observações dos alunos na participação e na execução da atividade.


#atividadefolclore   
#atividadealfabetizaçãofolclore



Atividade do Plano de Aula:



























quinta-feira, 17 de março de 2016

Caça-palavras na alfabetização

O jogo de caça-palavras é um passatempo que consiste em encontrar palavras escondidas em uma grade quadrada ou retangular.

As palavras podem estar escondidas verticalmente, horizontalmente ou diagonalmente dentro da grade.

É uma ferramenta importante para o trabalho com as crianças. O benefício é que as crianças podem descobrir palavras novas e aprender a soletrá-las através da busca intensa.

Escolha os caça-palavras que tenham um tema comum em que todas as palavras escondidas estão relacionadas. 

Para os alunos silábicos e silábicos-alfabéticos é importante que tenham um banco de palavras para que possam procurá-las.

Já os passatempos que não tem o banco de palavras são mais desafiadores para os alunos alfabéticos.

Exemplo de caça-palavras com o banco de palavras:



Exemplo de caça-palavras sem o banco de palavras:



quarta-feira, 9 de março de 2016

Trabalhando com parlendas e cantigas na alfabetização

Trabalhar com parlendas e cantigas é uma atividade muito divertida para os alunos e importante para a alfabetização.

Proponha atividades com parlendas e cantigas, mas antes brinque com os alunos até se certificar de que eles já saibam de cor.

Estes textos permitem que a criança estabeleça correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional.

Com o texto escrito na lousa e com cópias da letra da música, leia com seus alunos e peça para eles acompanharem a leitura com o dedo. Faça pausas na leitura e verifique se eles estão acompanhando. Você também pode pedir para eles localizarem palavras no texto.

Exemplos:



terça-feira, 1 de março de 2016

CRUZADINHAS NA ALFABETIZAÇÃO

Utilize cruzadinhas com o repertório já trabalhado em sala de aula, por exemplo: brinquedos, animais, frutas, nomes dos colegas, entre outros temas.

Converse com os alunos para discutirem como brincar e as regras da cruzadinha.

Nesta atividade é fundamental agrupar os alunos com hipóteses pré-silábicas ou silábicas com valor sonoro com os que já produzem escritas silábicas com valor sonoro. Os alunos com hipóteses silábicas com valor sonoro também podem ser agrupados com aqueles que apresentam hipóteses silábico-alfabéticas. 

As cruzadinhas são atividades que colocam em foco a quantidade de letras necessárias para escrever uma palavra e também quais letras utilizamos em função do "cruzamento" das palavras. Por isso, é uma ótima atividade para alunos com hipótese de escrita silábica e silábico-alfabética, pois os instigam a refletir sobre quais e quantas letras utilizar nas escritas das palavras.
Para os alunos com hipótese de escrita alfabética, o desafio está na ortografia, ou seja, saber com quais letras escrever as palavras, considerando que muitos sons são grafados de diferentes formas, assim como várias letras representam sons diferentes. 
Para alunos com hipótese de escrita pré-silábica, a atividade terá desafio se puderem fazê-la com os alunos que já estão pensando na relação entre a escrita e a fala, considerando o valor sonoro. Caso contrário, vão apenas preencher os quadrinhos com letras aleatórias, o que não é nada satisfatório.

Exemplo de cruzadinha:



sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

ALFABETO DE CORUJAS

As atividades com o alfabeto devem acontecer apenas enquanto houver alunos que não sabem os nomes das letras. Depois disso, elas perdem a função.

Ter o alfabeto de parede na sala de aula é importante, pois é um recurso que serve de apoio aos alunos.

Para download o alfabeto de corujas. É só clicar na imagem e salvar.


 

  



 










terça-feira, 6 de outubro de 2015

Sequência didática com contos de assombração

Abaixo confira a Reportagem completa com Atividades com Contos de Assombração, publicada na Revista Profissão Mestre:

APRENDENDO COM OS SUSTOS

O conto é um dos formatos de literatura mais conhecidos e populares, por ser um texto mais curto e conciso, ideal para leitura rápida. Mesmo sendo de curta duração, os contos possibilitam que o leitor reflita sobre o que acabou de ler e aprenda com isso. Por essa série de fatores, esse gênero textual é indicado para o trabalho com crianças e jovens de várias idades.

Para desenvolver atividades com esse tema, Glauce Quilici, professora de Língua Portuguesa, elaborou atividades que abordam um grupo específico de contos: os de assombração.

A sequência didática é voltada para alunos do 4º ou 5º ano do ensino fundamental e tem duração prevista de sete aulas. Apesar de ser focado no trabalho com contos, o início das atividades acontece bem longe dos livros: na televisão. A educadora optou por começar as práticas exibindo o filme A noiva cadáver (2005), animação de Tim Burton baseada em um conto russo-judaico do século XIX. A exibição do filme tem como objetivo aproximar as crianças da temática, uma vez que, devido à faixa etária dos alunos (de 9 a 11 anos), seja possível que eles não tenham muito contato com o tema.

Após a exibição do filme, Glauce usou a história contada no longa-metragem para conversar com os alunos sobre como são os contos de assombração. Durante o bate-papo, a professora aproveitou para descobrir se os alunos já conheciam outras histórias com o mesmo terror e quais contos são conhecidos pelos estudantes. Em seguida, os alunos tiveram a tarefa de conversar com seus pais e familiares sobre os contos de assombração que são conhecidos por eles.

A etapa seguinte do plano de aulas é a conclusão das atividades do projeto e compreende a seleção das histórias mencionadas pelos alunos, que depois serão lidas e debatidas pela classe. “O objetivo do plano de aulas é  apropriar-se da linguagem escrita dos contos, especificamente dos de assombração afirma a professora Glauce, que destaca a boa aceitação das atividades pelos alunos. 

“Os alunos tiveram bastante interesse nas aulas, principalmente porque utilizei o vídeo como ponto de partida para inserir o tema”, conta. E completa: “a participação ativa e o desempenho dos alunos nas atividades propostas superou as minhas expectativas. “Mesmo depois dessas aulas, os alunos pediram para continuarmos lendo outros contos de assombração durante o ano letivo”, revela a educadora.






















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#sequenciadidaticacontos

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