VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas com atividades, planos de aula e planejamentos indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

ATIVIDADE COM NOMES

O nome próprio é um modelo estável de escrita. Ele tem valor real porque se refere a uma identidade. 

É uma palavra que se refere a um indivíduo específico e único, e é valorizado como parte da identidade e da história pessoal de uma pessoa.

Além disso, o  trabalho com nomes informa às crianças sobre as letras, a quantidade, a posição e a ordem delas, permite o contato com diferentes sílabas e diferentes tamanhos de palavras, além de favorecer a aquisição da base alfabética.

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Atividades com música do alfabeto

As atividades com o alfabeto devem acontecer apenas enquanto houver alunos que não reconhecem as letras. Depois disso, elas perdem a função.

Abaixo seguem algumas atividades com a música "ABC" e para conhecer a melodia acesse o link:

https://youtu.be/JNA4-mjSf00

Para baixar a música e as atividades em PDF clique no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1ZCckjqPxFF6JpMcBs3YtiPJZtK1ohjf4/view?usp=sharing



quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Avaliação Diagnóstica de Matemática - 1º ao 5º ano

A sondagem de Matemática serve para verificar os conhecimentos que os alunos tem a respeito da escrita de números e da interpretação e resolução de problemas.

A Avaliação Diagnóstica de Matemática, disponibilizada
 abaixo, serve para 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Para os alunos de 4º e 5º anos, você poderá alterar os números para valores maiores.


Como aplicar:

1- Entregue aos alunos a folha e faça o ditado de números a seguir:

200 – 40 – 2.029 – 63 – 1238 – 307 – 583– 3.000


2- Entregue aos alunos a folha das situações-problemas e peça para eles resolverem do jeito que sabem: poder ser com desenhos, risquinhos, continhas, etc.



#avaliaçãodiagnóstica

#avaliaçãodiagnósticadematemática





👉 Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa de 2º ano:

Baixe grátis a Avaliação Diagnóstica aqui.




👉 Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa de 3º,4º e 5º ano:

Baixe grátis a Avaliação Diagnóstica aqui.


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Músicas para alfabetizar e contar

A música é, cada vez mais, considerada uma excelente ferramenta de ação pedagógica para ajudar na construção do conhecimento das crianças. 

Hoje trouxemos 5 músicas para você deixar as suas aulas mais dinâmicas e criativas.

Para baixar todas as letras das músicas em PDF acesse aqui.

 














Para acompanhar as músicas acesse os links do Youtube:


✅ Música "O sapo não lava o pé" com as vogais: 

https://youtu.be/91vsIBbS74I


 Música das famílias silábicas:

https://youtu.be/TLbnNVOzIeo


✅ Música "O sapo Não lava o pé" - Vogais

https://youtu.be/0JkSpPZJDkE?si=BbfcaUZUTW-4p-Ab


✅ Música do "ABC" da Galinha Pintadinha:

https://youtu.be/JNA4-mjSf00


✅ Música "5 patinhos":

https://youtu.be/1zlTwy7iYZc


✅ Música "Mariana conta":

https://youtu.be/c4PFecQPX98


🎵🎶Experimente e veja como a música pode transformar as suas aulas! Deixe aqui o seu comentário! Ficaremos felizes em recebê-lo!


#músicasalfabetização

#músicascontagem

#músicasnúmeros

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa 3º, 4º e 5º anos

As atividades diagnósticas permitem ao professor identificar pontos fortes e desafios individuais ou da turma. É importante registrar os resultados e utilizá-los para planejar intervenções pedagógicas, sempre respeitando o ritmo e o nível de cada aluno.


Como deve ser a Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa:

Para os anos de 3º, 4º e 5º anos a Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa no início do ano deve apresentar um texto para leitura e interpretação e uma produção de texto. 

Para que este levantamento da aprendizagem da turma seja bem aproveitado posteriormente, é preciso que os alunos realizem a avaliação sozinhos, sem a intervenção do professor.

Dependendo da proposta curricular da escola, o professor poderá optar pela letra em bastão ou pela letra de imprensa na avaliação. 


Abaixo seguem as duas formas como opções.



segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa - 2º ano

Realizar atividades diagnósticas no início do ano é fundamental para conhecer o nível de conhecimento dos alunos e planejar aulas que atendam às necessidades da turma. 

Pensando nisso, preparamos uma sugestões de atividade diagnóstica de Língua Portuguesa voltadas para o 2º ano do Ensino Fundamental. Essas atividades são gratuitas e fáceis de aplicar, com foco em habilidades de leitura e escrita.


domingo, 30 de janeiro de 2022

Trabalhando as Palavras Mágicas

A música "Palavrinhas Mágicas", conhecida por ensinar valores como educação, respeito e empatia, é uma excelente ferramenta para trabalhar as palavras mágicas com seus alunos: por favor, obrigado, desculpa, com licença

Essas palavras são essenciais para a convivência em grupo e podem ser introduzidas de forma lúdica e envolvente.

Hoje trazemos as atividades gratuitas que utilizam essa música como ponto de partida para ensinar as palavras mágicas e reforçar comportamentos positivos na sala de aula.


Ouça a música

A música "Palavrinhas Mágicas" de Eliana está disponível no Youtube.  Acesse aqui para ouvir::

https://youtu.be/l0j7H6KCY7k


Como trabalhar a música:

  • Reproduza a música "Palavrinhas Mágicas" para a turma.
  • Após ouvir a música, faça uma roda de conversa e pergunte:
    • Quais palavras mágicas vocês ouviram?
    • Em quais momentos usamos essas palavras no dia a dia?
    • Como nos sentimos quando alguém nos trata com gentileza?
  • Peça para os alunos tentarem acompanharem a música seguindo o texto na folha.
  • No coletivo, leia em voz alta as atividades da folha e faça junto com os alunos.


Sugestão para praticar o uso das palavras mágicas:

-Escreva situações do dia a dia em cartões (ex.: pedir ajuda, derrubar algo sem querer, pedir para passar pela fila).

-Os alunos, em duplas ou trios, sorteiam um cartão e encenam a situação, utilizando as palavras mágicas apropriadas.

-Após a encenação, peça que os colegas identifiquem quais palavras mágicas foram usadas e por quê.



#atividadespalavrasmágicas
#atividadesregrasdeconvivência




sábado, 29 de janeiro de 2022

Atividades de alfabetização com nomes de materiais escolares

Explorar as palavras do universo escolar é uma estratégia valiosa para o processo de alfabetização. 

As palavras estáveis, como os nomes dos alunos ou nomes de objetos conhecidos, são utilizadas para as descobertas e construções das letras e suas associações. Dessa forma, as crianças se sentem mais seguras para tentar escrever, por exemplo, o nome dos materiais escolares, uma vez que essas são palavras significativas para elas.

Hoje, trazemos algumas atividades gratuitas com nomes de materiais escolares, que são ideais para trabalhar o reconhecimento das letras, a formação de palavras e a escrita espontânea. Essas palavras têm um grande apelo, pois fazem parte do cotidiano dos alunos e permitem que eles se sintam mais confiantes em suas tentativas de escrita.



Clique no link para salvar o PDF das atividades: 

https://drive.google.com/file/d/1yekEjIOJb7sMTRQPcdLc1hGFk6Cs5UuZ/view?usp=sharing



Incorporar palavras significativas, como os nomes dos materiais escolares, é uma maneira eficaz de estimular a alfabetização de forma natural e divertida. Com essas atividades gratuitas, seus alunos poderão aprender brincando, associando letras e sons, e construindo seu repertório de escrita e leitura com segurança.

👉💕Implemente essas ideias na sua sala de aula e veja o progresso das crianças na alfabetização!


#atividadesalfabetização

#atividadesnomesdemateriaisescolares




sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Mensagem para a Reunião de Pais: "Pedido de uma criança"

A educação é uma jornada que envolve não apenas a escola, mas também a família. Desde o início do ano letivo, é fundamental que a escola e os pais se unam para garantir que cada criança tenha um ambiente de aprendizagem positivo, seguro e estimulante. Uma das melhores formas de reforçar essa parceria é com uma mensagem que possa ser lida e refletida pelos pais, seja durante a reunião de pais ou enviada junto à agenda da criança, para que possa ser lida em casa.

Esta mensagem tem como objetivo despertar nos pais a importância do seu papel na educação dos filhos e como sua participação ativa pode contribuir para o sucesso e desenvolvimento das crianças. A família é, sem dúvida, a maior aliada da escola nesse processo.

Como Enviar a Mensagem:

  • Primeira Reunião de Pais: Durante a reunião, você pode ler essa mensagem aos pais, abrindo espaço para uma reflexão em grupo sobre a importância da parceria entre escola e família. É um momento para que todos compartilhem suas expectativas e alinhem objetivos para o ano letivo.
  • Junto à Agenda da Criança: Caso não seja possível ler a mensagem em uma reunião, você pode enviá-la junto à agenda da criança. Dessa forma, os pais poderão ler e refletir em casa, criando uma oportunidade para um diálogo com os filhos sobre a importância da escola e do aprendizado.


Como trabalhar a mensagem na Reunião de Pais:

Após a leitura do texto, o professor poderá levantar alguns questionamentos como por exemplo:

- Como você ajuda seu filho com as tarefas escolares?

- Qual é a sua abordagem para disciplinar seu filho quando ele/ela faz algo errado?

- Você se envolve nas atividades escolares do seu filho? Se sim, de que forma?

- Como você lida com problemas de comportamento do seu filho na escola?

- Você incentiva seu filho a estudar? Se sim, como você faz isso?

- O que você achou do texto?

- Que reflexões ele lhe proporcionou?

- O que você acha que poderia melhorar na educação do seu filho?


Benefícios da Reflexão:

  • A mensagem reforça a ideia de que a educação é uma tarefa conjunta, permitindo que pais e escola se tornem verdadeiros aliados no desenvolvimento das crianças.
  • Quando os pais compreendem sua importância no processo educativo, ficam mais propensos a participar de maneira ativa na vida escolar dos filhos, seja apoiando nas tarefas ou incentivando a aprendizagem.
  • Ao promover uma comunicação aberta e uma reflexão sobre o papel da família na educação, os pais se sentem mais seguros e confiantes em sua contribuição para o desenvolvimento dos filhos.
  • A mensagem também permite que pais e professores alinhem suas expectativas para o ano, garantindo que todos estejam cientes de suas responsabilidades e objetivos comuns.

Ao enviar ou ler esta mensagem, estamos plantando a semente de uma parceria sólida e eficaz, que será cultivada ao longo de todo o ano letivo. Acreditamos que, com o apoio da família, podemos proporcionar aos nossos alunos uma educação mais rica, completa e transformadora.

Vamos juntos construir um ano de muito aprendizado e crescimento!


#mensagemaospaisdosalunos
#mensagemaospais








quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Dinâmica com os pais dos alunos

Fazer uma dinâmica com os pais dos alunos no início do ano escolar pode trazer muitos benefícios tanto para a escola quanto para as famílias. Essas atividades são importantes para criar um ambiente acolhedor e inclusivo, além de estreitar a relação entre os pais e a escola.

As dinâmicas podem ajudar os pais a se conhecerem melhor, a compartilharem suas expectativas para o ano letivo e a se sentirem mais confortáveis em relação aos professores.

Elas são uma oportunidade valiosa para criar um ambiente acolhedor e estreitar a relação entre pais..

Trazemos hoje como sugestão uma dinâmica de grupo para ser aplicada na primeira reunião com a família dos alunos. É uma dinâmica de integração com os pais na construção de uma colcha de retalhos.


👉Se você gostou e aplicou com sua turma esta dinâmica, deixe o seu comentário aqui. Ficaremos muitos felizes em receber o seu feedback! 💓



#dinâmicacompais

#dinamicacompais

#dinamicapaisdosalunos

#dinâmicapaisdosalunos






Seguidores