O aluno utiliza a matemática no seu cotidiano e a utiliza com acertos. Exemplos disso é o trato com números de telefone, de números das casas da rua onde mora, compras que fazem, jogos em que contam, adicionam, subtraem e dão resultados, eventuais coleções de figurinhas etc.
O grande desafio para o professor de alfabetização em Matemática é equacionar o conhecimento matemático cotidiano da criança ao conhecimento matemático formal do aluno, tornando a aprendizagem significativa.
De acordo com a BNCC, no 1º ano do ensino fundamental:
- OBJETO DO CONHECIMENTO:
Contagem de rotina. Contagem ascendente e descendente. Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações.
- HABILIDADE NA BNCC:
(EF01MA01)
Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em
diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não
indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
Cotidiano: essa é a palavra. trabalhar os conteúdos utilizando o que o aluno vivencia. E cada dia mais o que assistimos são atividades, livros que não condizem com essa realidade. Principalmente a realidade regional. Ainda há alguns poucos profissionais comprometidos com a educação de qualidade que se viram nos trinta e corre atrás.
ResponderExcluirBNCC: quanto mais leio menos entendo. Ufffff preciso de muita leitura e cursos voltados a prática 😶