O texto é uma fábula muito pertinente para trabalhar na semana que antecede o Carnaval e podendo ser o ponto de partida de atividades relacionadas ao tema.
Além disso, você poderá trabalhar o tema da identidade, colocado em discussão na mensagem que a fábula transmite.
Na floresta, os animais organizaram um baile de carnaval com a condição de se fantasiarem de outros bichos. O jabuti decidiu ir como ele mesmo, irritando a raposa. O macaco, impedido de participar por ser bagunceiro, recebeu a sugestão do jabuti para ir disfarçado. O macaco causou caos no baile, desmascarando os outros animais. Quando o jabuti chegou, a raposa o acusou, mas ele, humilde, destacou a importância de aceitar a própria identidade. O leão reconheceu a sabedoria do jabuti e decretou que ele comandaria o baile, ensinando que a simplicidade e humildade superam a arrogância.
A fábula transmite uma mensagem sobre a importância da simplicidade, humildade e aceitação da própria identidade. O jabuti, ao escolher ir ao baile como ele mesmo, representa a autenticidade e a aceitação de quem somos. Enquanto o macaco, ao causar tumulto com sua falsa identidade, destaca os problemas que surgem quando tentamos ser algo que não somos. A lição principal é que a arrogância e a tentativa de se disfarçar podem levar a consequências negativas, enquanto a simplicidade e a humildade são virtudes valiosas. O reconhecimento do leão ao final da fábula reforça a ideia de que aqueles que são verdadeiros consigo mesmos e aceitam sua natureza são dignos de liderança e respeito.
As atividades disponibilizadas gratuitamente são destinadas aos alunos que já estão alfabetizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá , deixe aqui o seu comentário. Gostaria muito de saber a sua opinião. Obrigada.