VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas com atividades, planos de aula e planejamentos indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

terça-feira, 31 de outubro de 2023

Consciência Negra - 3º ao 5º ano

O tema abordado nas atividades abaixo "Consciência Negra" promove a reflexão e resgate da identidade negra.

Consciência Negra significa reconhecer e valorizar  a cultura negra brasileira e suas contribuições para a constituição de nossa sociedade.

Falar sobre assuntos ligados à Consciência Negra nas escolas é imprescindível para impactar a sociedade e combater o racismo estrutural.

As atividades disponibilizadas abaixo podem ser o ponto de partida para introduzir a temática.


Habilidades da BNCC

As atividades contemplam as habilidades da BNCC:

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

(EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas(europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira.

(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afrobrasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.


#atividadeconsciêncianegra

#atividadeculturaafro

#atividadeconsciencianegra





sábado, 28 de outubro de 2023

Sinais de Pontuação

Os sinais de pontuação nos ajudam a representar na escrita as pausa, a entonação, intenção e o ritmo da língua falada. Os sinais de pontuação dão sentido ao texto, pois mostram o que o autor quer transmitir.

As atividades disponibilizadas abaixo trazem o emprego dos sinais de pontuação e são destinadas aos alunos a partir do 3º ano do ensino fundamental I.


Como trabalhar os sinais de pontuação?

É importante analisar as produções de texto dos alunos para identificar as necessidades de aprendizagem: quais os sinais que os alunos tem dificuldade em utilizar.

Também é preciso estimular a observação e discussão dos sinais em diferentes gêneros de diversos autores.

Outra estratégia eficiente é trabalhar a revisão coletiva de textos produzidos pela classe.


Quais habilidades da BNCC trabalham sinais de pontuação?

(EF03LP07) Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão.

(EF04LP05)Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.


#sinais de pontuação   

#pontuação   

#pontuacao   

#pontuaçãobncc






Respostas das atividades:


























👉Gostou deste material? 

Aproveite a oportunidade para adquirir as nossas Apostilas de Atividades para o 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências. 


Conheça as nossas apostilas no nosso site aqui.



Para adquirir as apostilas entre em contato pelo Whatsapp: 11 97574-9228











quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Interpretação de histórias em quadrinhos

O uso dos quadrinhos em sala de aula enriquece o repertório cultural do aluno, além de incentivar a leitura. 

São muitos benefícios para o aluno:

-Capacidade de interpretação;

-Capacidade de assimilação;

-Aumenta o vocabulário;

-Estimula a criatividade e imaginação.

-Aguça a curiosidade;

-Desenvolve o raciocínio.


A habilidade da BNCC que abrange as histórias em quadrinhos no ensino fundamental de 1º ao 5º ano é:

 (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).


Disponibilizamos gratuitamente duas histórias em quadrinhos de Eva Furnari do livro "A bruxinha" e outras duas tirinhas da Turma da Mônica. Ambas trazem a interpretação dos textos e as respostas das atividades.  Mas antes de trabalhar as atividades, explore os quadrinhos com a sua turma, seguindo os passos:

Após a leitura dos quadrinhos pelas crianças , convide-as para observar os detalhes de como as histórias se apresentam. Converse detalhadamente sobre cada quadrinho e faça perguntas do tipo: Quem aparece no primeiro quadrinho? O que acontece? Como? Por quê?

Somente após este trabalho, prossiga com as atividades envolvendo a interpretação escrita.


#historiasemquadrinhos   #históriasemquadrinhos   #tirinhas   #bnccquadrinhos    #atividadesdiversificadas  #bncchistoriasemquadrinhos














👉Se você ainda não conhece o nosso site de atividades, clique na imagem para acessá-lo e confira lá as nossas apostilas de atividades. 



💓💓Agradecemos a sua visita aqui em nossa página!

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Problemas de 1º ao 5º ano - Halloween

Disponibilizamos abaixo problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão. As primeiras folhas de problemas servem para o 1° e 2° anos e as outras servem para o 3º ao 5º ano. Todas elas trazem as respostas. 

De acordo com a BNCC as habilidades que contemplam problemas são:

(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades,

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10).

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

(EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero),  utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa,   cálculo mental e algoritmos.

#atividadehalloween   #problemasensinofundamental   #halloweenmatematica  #halloweenmatemática










sábado, 21 de outubro de 2023

Nomes próprios e comuns

Os substantivos servem para nomear pessoas, lugares, objetos, entre outras coisas que encontramos em nosso ambiente. Por causa disso, eles são uma das classes de palavras mais importantes da língua portuguesa. Aprender sobre substantivos é essencial para melhorar suas habilidades de leitura, escrita e conversação.

Nas atividades abaixo os conteúdos se referem aos substantivos próprios e comuns, trabalhando a importância de usar letra maiúscula nos nomes próprios (de pessoas, instituições, lugares etc.).

Disponibilizamos as atividades na letra imprensa maiúscula e imprensa minúscula conforme as necessidades de cada turma.

A habilidade EF02LP01 consiste em: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

A habilidade EF03LP08 consiste em: Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.


#atividadenomespróprios

#atividadeletramaiúscula







terça-feira, 3 de outubro de 2023

Atividades relacionadas ao tempo e clima

Dentre os conteúdos abordados pela Geografia no Ensino Fundamental está o tempo e o clima. Praticamente todas as nossas atividades dependem das condições climáticas, desde o dia a dia do cidadão comum até as mais importantes atividades econômicas, como a agricultura, os transportes, o turismo etc. 

As atividades disponibilizadas abaixo trazem estes assuntos. É preciso desenvolver a percepção visual de nossos alunos para que eles possam aprender assuntos referentes ao clima e perceber as roupas adequadas para cada temperatura. As crianças aprenderão que os dias nem sempre são iguais quanto a seus aspectos naturais.


As habilidades da BNCC que contemplam este conteúdo são: 

(EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).

(EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.


#atividadetempo   

#atividadeclima   

#bncctempo  

#bnccvestuário

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Leitômetro

Incentivar o hábito da leitura é fundamental para o desenvolvimento dos alunos, e o Leitômetro é uma excelente maneira de tornar essa prática ainda mais envolvente e divertida! 

Essa atividade permite que os estudantes registrem os livros lidos e compartilhem suas impressões, incentivando não apenas a leitura, mas também a organização e a reflexão.


Como Funciona o Leitômetro?

  1. Organize um acervo com opções de leitura adequadas à faixa etária e interesses dos alunos.
  2. No final de cada semana, os alunos escolhem um livro para levar para casa e ler durante o final de semana.
  3. Após a leitura, cada aluno registra o título, autor e suas impressões sobre o livro pintando as estrelas.
  4. No fim do ano letivo os alunos terão uma lista completa com todos os livros que leu e sua avaliação sobre eles.


E você, já usou o Leitômetro na sua sala de aula? Compartilhe suas experiências nos comentários! 🚀📚


#registrodeleitura
#registrodelivros
#leitômetro






 

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Frações

Aprender frações pode ser uma experiência enriquecedora e divertida quando utilizamos atividades práticas e visuais. 

Neste post, apresentamos duas atividades criativas que ajudam os alunos a entender melhor o conceito de frações.


Atividade 1

Na primeira atividade disponibilizada abaixo, o aluno terá que fazer o cálculo de situações problemas simples, como por exemplo:

Para encontrar quanto é 1/2 de 8 = 8:2 = 4

Para encontrar quanto é 1/3 de 12 = 12:3 = 4


Atividade 2

Na segunda atividade o aluno terá que pintar os desenhos para representar as frações. 

As respostas das atividades também estão disponibilizadas.


Habilidades da BNCC

As atividades disponibilizadas contemplam a seguinte habilidade da BNCC:

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.


#atividadefração

#atividadefrações





segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Higiene Bucal

Trabalhar a saúde bucal na escola é de extrema importância, principalmente nos primeiros anos de escolarização. Sendo assim, a promoção da higiene bucal na escola influencia no combate contra doenças bucais, pois as crianças passam a maior parte do dia nela.

Disponibilizamos duas atividades para trabalhar a higiene bucal. São atividades para aplicar com o 1º ano.

Segundo a BNCC do 1º ano a  habilidade EF01CI03 consiste em: Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

Para explicar a importância de realizar a higiene bucal, utilize um material lúdico como esta boca feita com material reciclado. Veja esta imagem que encontrei na internet:


Explique o que é a cárie e quais alimentos prejudicam os dentes:

A cárie, seja em crianças ou adultos, consiste em danos que afetam os dentes. Aos poucos eles se transformam em pequenos buracos que vão atingindo as camadas mais profundas de um ou mais dentes. Os alimentos cariogênicos são ricos em açúcar, como balas, bolos ou refrigerantes. Comidas pegajosas como doces, balas, biscoitos, bolachas, bolos, batata frita e outros salgadinhos que ficam presos aos dentes são os mais perigosos.

Após o trabalho de forma prática e lúdica, distribua as atividades aos alunos para que eles possam realizá-las sozinhos.

#atividadehigienebucal



sábado, 23 de setembro de 2023

TIPOS DE FRASES

Para você trabalhar a pontuação, os alunos precisam conhecer os tipos de frases (afirmativa, negativa, interrogativa e exclamativa) correspondentes aos sinais (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

Hoje trouxemos uma atividade interativa que possibilita  ao estudante identificar a diferença de sentido entre frases. 

Habilidades da BNCC referentes à pontuação:

(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações).

EF03LP07) Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão.

(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.

A montagem é bem simples que os próprios alunos podem fazer sozinhos. Basta pintar, recortar e colar no caderno.







A atividade para baixar:



Para baixar a atividade siga as instruções:

👉Como salvar no computador:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá uma nova janela. Clique com o botão direito do mouse e "Salvar imagem como".

👉Como salvar no celular:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá a imagem. Em cima da tela no lado direito clique nos 3 pontinhos e clique na setinha para baixo.


Para montar a atividade observe as fotos:






#atividadetipos de frase   #atividadesdiversificadas    #tiposdefrases  #pontuação  #pontuacao

Todos os direitos reservados pelo autor. Permissão para copiar somente para uso em sala de aula. É estritamente proibida a cópia deste arquivo ou de parte dele para ser postado em blog ou site para distribuição gratuita ou revenda. Este tipo de ato é considerado uma violação de conteúdo digital.

Seguidores