O uso dos quadrinhos em sala de aula enriquece o repertório cultural do aluno, além de incentivar a leitura. São muitos benefícios para o aluno:
-Capacidade de interpretação;
-Capacidade de assimilação;
-Aumenta o vocabulário;
-Estimula a criatividade e imaginação.
-Aguça a curiosidade;
-Desenvolve o raciocínio.
A habilidade da BNCC que abrange as histórias em quadrinhos no ensino fundamental de 1º ao 5º ano é:
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
Disponibilizamos gratuitamente duas histórias em quadrinhos de Eva Furnari do livro "A bruxinha" e outras duas tirinhas da Turma da Mônica. Ambas trazem a interpretação dos textos e as respostas das atividades. Mas antes de trabalhar as atividades, explore os quadrinhos com a sua turma, seguindo os passos:
Após a leitura dos quadrinhos pelas crianças , convide-as para observar os detalhes de como as histórias se apresentam. Converse detalhadamente sobre cada quadrinho e faça perguntas do tipo: Quem aparece no primeiro quadrinho? O que acontece? Como? Por quê?
Somente após este trabalho, prossiga com as atividades envolvendo a interpretação escrita.
#historiasemquadrinhos #históriasemquadrinhos #tirinhas #bnccquadrinhos #atividadesdiversificadas #bncchistoriasemquadrinhos
Parabéns amei as atividades
ResponderExcluirObrigada, fico feliz que gostou!!!
ExcluirParabéns atividades muito boas, amei.
ResponderExcluir