VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas de atividades de alfabetização e projetos pedagógicos de variados temas indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).


Os interessados poderão também entrar em contato por email ou pelo WhatsApp abaixo:

glaucerossi@gmail.com

glauce.rossi@hotmail.com

WhatsApp (11) 97574-9228

Glauce ou Hugo no horário de atendimento das 9:00 às 18:00 de segunda à sexta-feira.


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

CADASTRO DE CONTATO

sexta-feira, 15 de março de 2024

Matemática - Problemas de Páscoa (1º ao 3º ano)

 A BNCC traz as habilidades envolvendo os diferentes significados das operações de adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar) para os primeiros anos do ensino fundamental.

Esses termos representam diferentes aspectos do processo de adição e subtração, e entender o contexto de cada um pode ajudar na resolução de problemas matemáticos.

Juntar (Adição): A ideia de juntar na adição é combinar ou somar quantidades para obter um total. Por exemplo, se você tem 3 maçãs e adiciona mais 2 maçãs, você está juntando as maçãs para ter um total de 5 maçãs.

Acrescentar (Adição): Acrescentar na adição é semelhante a juntar. Significa adicionar uma quantidade a outra para aumentar o total. Por exemplo, se você tem 4 bolas e acrescenta mais 3 bolas, você está adicionando ou acrescentando as bolas para ter um total de 7 bolas.

Separar (Subtração): A ideia de separar na subtração é tirar uma quantidade de outra. Você começa com uma quantidade maior e subtrai uma parte dela. Por exemplo, se você tem 8 chocolates e separa 3 deles, você está subtraindo 3 chocolates, deixando-o com 5 chocolates restantes.

Retirar (Subtração): Retirar na subtração é semelhante a separar. Significa remover uma quantidade de outra para diminuir o total. Por exemplo, se você tem 15 lápis e retira 7 deles, você está subtraindo 7 lápis, deixando-o com 8 lápis restantes.

Comparar (Subtração): Comparar na subtração envolve analisar a diferença entre duas quantidades. Você está interessado em entender quanto uma quantidade é maior ou menor que outra. Por exemplo, se você compara 10 maçãs com 6 maçãs, você está interessado na diferença entre elas, que é 4 maçãs.

Completar (Adição ou Subtração): Completar pode ser usado tanto na adição quanto na subtração. Na adição, significa encontrar a quantidade necessária para chegar a um total desejado. Por exemplo, se você tem 6 balões e quer completar para ter 10 balões, você precisa de mais 4 balões. Na subtração, completar pode significar encontrar a quantidade que falta para atingir um valor conhecido. Por exemplo, se você tem 12 laranjas e retira 8 delas, você precisa completar para entender que restaram 4 laranjas.


Disponibilizamos abaixo gratuitamente problemas com estas ideias envolvendo adição e subtração para alunos do 1º, 2º e 3º anos. 

A primeira atividade é destinada  ao 1º ano com números até dois dígitos. 

(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

A segunda atividade é destinada ao 2º ano com números até três dígitos.

(EF02MA06) Resolver e elaborar situações problema de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

A última atividade é destinada ao 3º ano com números até quatro dígitos.

(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.


#problemasmatematica1ano     #problemasmatematica2ano   #problemasmatematica3ano










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá , deixe aqui o seu comentário. Gostaria muito de saber a sua opinião. Obrigada.

Seguidores