VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas com atividades, planos de aula e planejamentos indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

domingo, 22 de junho de 2025

MARCADORES DE TEMPO

A percepção do tempo é uma habilidade essencial que vai além da Matemática. No componente curricular de História, a compreensão dos marcadores temporais como o relógio ajuda os alunos a organizarem e entenderem os acontecimentos em ordem cronológica e a se situarem no tempo e no espaço de maneira concreta e significativa.

Pensando nisso, preparamos atividades prontas para imprimir, alinhadas à BNCC de História para o 2º ano, que exploram o uso do relógio como marcador do tempo em situações do cotidiano e da vivência escolar.

As atividades a seguir foram pensadas para serem aplicadas em sala de aula, com foco em promover o reconhecimento e uso dos relógios como forma de marcar e organizar os acontecimentos no tempo.


🎯 Habilidade da BNCC de História

EF02HI01 – Reconhecer os diferentes marcadores do tempo (relógios, calendários, contagem de tempo, entre outros), compreendendo sua função social.


Atividade 1 – Que horas são?

Objetivo: Reconhecer o relógio como marcador de tempo.
Instruções: Observar os relógios e escreva que horas são. Depois, desenhar uma atividade que realiza nesse horário.































Atividade 2 – Relógios do Ontem e de Hoje

Objetivo: Refletir sobre os instrumentos de medição do tempo ao longo da história.
Instruções: Observar as imagens de relógio de sol, ampulheta, relógio de ponteiros e relógio digital e pintá-los. Depois, assinalar os relógios de hoje e circular os relógios antigos.

Sugestões para o professor:

Você pode iniciar a aula com uma roda de conversa sobre como as crianças percebem o tempo, questionando:

  • Como você sabe que está na hora de acordar?

  • Você usa relógio? Digital ou com ponteiros?

  • Como as pessoas marcavam o tempo no passado?

Essas discussões contribuem para formar uma base sólida sobre os marcadores de tempo como elementos históricos e sociais.



📚 Apostilas de Atividades de Ciências, História e Geografia — Prontas para Imprimir! 🌍✨

Procurando atividades educativas, divertidas e alinhadas à BNCC para suas aulas de História e Geografia? Apresentamos nossas Apostilas com atividades prontas para o Ensino Fundamental!

✅ Conteúdo elaborado com base na BNCC
✅ Atividades ilustradas e contextualizadas
✅ Desenvolve o pensamento crítico 
✅ Pronta para imprimir e aplicar

📥Transforme suas aulas em experiências significativas de aprendizagem com nossa apostila!

👉 Para adquirir por 15,00 cada apostila, entre em contato por WhatsApp 11 97574-9228












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá , deixe aqui o seu comentário. Gostaria muito de saber a sua opinião. Obrigada.

Seguidores