VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas com atividades, planos de aula e planejamentos indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Área e perímetro

Ensinar área e perímetro no Ensino Fundamental pode ser uma experiência prática, visual e divertida! 

Este post reúne atividades gratuitas, prontas para uso, acompanhadas de explicações simples dos conceitos e alinhadas às habilidades da BNCC.



Conceitos Fundamentais

🔷 O que é Área?

A área é a medida da superfície de uma figura plana.
Ela indica quanto espaço interno a figura ocupa.

Quando usamos malha quadriculada, cada quadradinho representa uma unidade de área. Assim, podemos contar quadradinhos inteiros (e metades, quando necessário) para descobrir a área.

👉 Exemplos do cotidiano: área de um jardim, de um tapete, de um piso.



🔶 O que é Perímetro?

O perímetro é a medida do contorno de uma figura plana.
É o comprimento total das bordas da figura.

Para encontrar o perímetro, basta somar os lados ou caminhar com o dedo (ou barbante) ao redor da figura.

👉 Exemplos do cotidiano: cercar um terreno, contornar uma quadra ou medir a borda de uma mesa.



Habilidades BNCC

(EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.

(EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local. 

(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.


Dicas finais para o professor

  • Trabalhe com comparações orais antes das medições formais.

  • Incentive o uso de tabelas para registrar área e perímetro.

  • Explore erros comuns: “área não é contorno” e “perímetro não é espaço interno”.

  • Proponha desafios de criação: os alunos adoram!



Download Gratuito das Atividades em PDF 

As atividades já estão prontas! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá , deixe aqui o seu comentário. Gostaria muito de saber a sua opinião. Obrigada.

Seguidores