Ensinar área e perímetro no Ensino Fundamental pode ser uma experiência prática, visual e divertida!
Este post reúne atividades gratuitas, prontas para uso, acompanhadas de explicações simples dos conceitos e alinhadas às habilidades da BNCC.
Conceitos Fundamentais
🔷 O que é Área?
A área é a medida da superfície de uma figura plana.
Ela indica quanto espaço interno a figura ocupa.
Quando usamos malha quadriculada, cada quadradinho representa uma unidade de área. Assim, podemos contar quadradinhos inteiros (e metades, quando necessário) para descobrir a área.
👉 Exemplos do cotidiano: área de um jardim, de um tapete, de um piso.
🔶 O que é Perímetro?
O perímetro é a medida do contorno de uma figura plana.
É o comprimento total das bordas da figura.
Para encontrar o perímetro, basta somar os lados ou caminhar com o dedo (ou barbante) ao redor da figura.
👉 Exemplos do cotidiano: cercar um terreno, contornar uma quadra ou medir a borda de uma mesa.
Habilidades BNCC
(EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.
(EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.
(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
Dicas finais para o professor
Trabalhe com comparações orais antes das medições formais.
Incentive o uso de tabelas para registrar área e perímetro.
Explore erros comuns: “área não é contorno” e “perímetro não é espaço interno”.
Proponha desafios de criação: os alunos adoram!
Download Gratuito das Atividades em PDF
As atividades já estão prontas!


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá , deixe aqui o seu comentário. Gostaria muito de saber a sua opinião. Obrigada.